Direito de Família > PARA VOCÊ

Reconhecimento de União Estável

O RECONHECIMENTO DE UNIÃO ESTÁVEL é um processo pelo qual um casal que vive em união estável pode oficializar a sua relação perante a Justiça. A união estável é caracterizada pela convivência duradoura, pública e contínua entre duas pessoas, sem a necessidade do casamento civil.

O reconhecimento da união estável é importante porque pode garantir direitos aos companheiros, como o direito à herança, à pensão alimentícia, ao recebimento de benefícios previdenciários, entre outros. Além disso, a partir do reconhecimento, é possível formalizar um contrato de união estável, que pode estabelecer as regras de convivência entre o casal.

Para realizar o reconhecimento da união estável, é necessário apresentar provas da convivência do casal, como documentos que comprovem a moradia em conjunto, a abertura de conta conjunta, a realização de despesas em conjunto, a existência de filhos em comum, entre outros. O processo pode ser realizado perante o cartório de registro civil ou perante a Justiça, e é necessário que ambos os companheiros estejam de acordo com o reconhecimento e sempre necessário estar acompanhado de advogado.

Estamos a vossa disposição para sanar quaisquer dúvidas. Entre em contato agora e fale com um advogado especialista.

Gostou do tema? Esse e outros temas são publicados frequentemente em nossas redes sociais.

@jonatasdarosaadvogados

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin