Inventários e Arrolamentos
Inventários e Arrolamentos são procedimentos jurídicos que visam à partilha de bens deixados pelo falecimento de uma pessoa.
Esses procedimentos são necessários para definir a transferência de propriedade e direitos sobre os bens do falecido para seus herdeiros.
O inventário é o procedimento utilizado para a partilha de bens deixados pelo falecido quando há mais de um herdeiro e não há acordo sobre a divisão dos bens. Nesse caso, é necessário que se faça um levantamento de todos os bens e dívidas deixados pelo falecido, e em seguida, a divisão desses bens entre os herdeiros.
O INVENTÁRIO pode ser feito por meio de um processo judicial ou por meio de escritura pública em cartório.
Já o arrolamento é o procedimento utilizado quando todos os herdeiros concordam com a partilha dos bens deixados pelo falecido.
Nesse caso, é feita uma lista dos bens e das dívidas deixados pelo falecido, e a divisão é acordada entre os herdeiros. O arrolamento também pode ser feito por meio de um processo judicial ou por meio de escritura pública em cartório.
Ambos os procedimentos são importantes para garantir a segurança jurídica e a transferência correta dos bens do falecido para seus herdeiros, evitando conflitos e problemas futuros.
Estamos a vossa disposição para sanar quaisquer dúvidas. Entre em contato agora e fale com um advogado especialista.
Gostou do tema? Esse e outros temas são publicados frequentemente em nossas redes sociais.
@jonatasdarosaadvogados