Saiba quais os requisitos para alterar o regime jurídico de bens do casamento

A escolha do regime jurídico de bens de um casamento é essencial para definir como o patrimônio adquirido pelos cônjuges antes ou durante a união será compartilhado entre os cônjuges. Esse regime pode afetar a divisão de bens em caso de separação, falecimento ou outras situações.

Ocorre que, após a celebração da união, os interesses dos companheiros podem mudar, seja pela alteração na condição financeira do casal, o desejo em realizar um planejamento sucessório, a proteção do patrimônio pré-existente, ou quanto às dívidas de um dos cônjuges.

Com a promulgação do Novo Código Civil, a legislação brasileira passou a permitir que o casal altere o regime de bens após o casamento. Esse novo acordo é formalizado por meio do pacto pós-nupcial, que deve ser homologado pelo juiz em uma ação judicial própria.

No entanto, para que o juiz permita a alteração no regime de bens através da sentença, é essencial que o casal cumpra 3 (três) requisitos:

 

  • Consenso entre as partes: os dois cônjuges devem concordar no processo que o novo regime de bens é o melhor para o casal;
  • Justificativa plausível: é necessário que as partes exponham a motivação que os levou a solicitar a alteração do regime dos bens;
  • Não haja prejuízo a terceiros: a alteração do regime de bens não pode prejudicar pessoas fora da relação do casal, por exemplo, os credores. Este requisito existe a fim de que os companheiros não se utilizem do regime de bens para deixar de pagar as dívidas de um dos cônjuges.

 

Quando começa a valer o novo regime de bens?

 

A maioria dos tribunais entende que a modificação do regime, em geral, só tem efeitos a partir da sentença homologatória do juiz, ou seja, depois que o juiz aprovar a alteração no processo judicial.

Por outro lado, quando o casal opta pela ampliação no regime jurídico de bens, como o da comunhão universal de bens, a mudança poderá retroagir desde a data do casamento, como se novo regime já tivesse sido escolhido na ocasião da celebração.

 

Gostou do tema?

Esse e outros temas são publicados frequentemente em nossas redes sociais.

 

Acompanhe, deixe seu like e nos siga.

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin